WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Senado Federal
[06/07/07]   Comissão debate implantação da rádio digital no Brasil - por Simone Franco

Quase quatro meses depois de o Ministério das Comunicações criar um conselho consultivo para auxiliar na implantação da rádio digital no Brasil, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) promove, nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, audiência pública sobre o assunto. A iniciativa do debate partiu do senador Wellington Salgado (PMDB-MG), presidente da comissão.
O tema deverá ser discutido com André Barbosa Filho, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República; Ronald Barbosa, assessor técnico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); Lúcio Martins da Silva, professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB); e Jackson Alexandre Sosa, diretor-executivo do Grupo RF/Telavo.

Para Wellington Salgado, debater o processo de implantação da rádio digital no Brasil será importante para orientar, no futuro, projetos de lei voltados para a qualificação e o aperfeiçoamento do setor.
Segundo matéria do jornal O Globo, esse conselho consultivo terá seis meses para apresentar um relatório conclusivo sobre a implantação do sistema de rádio digital. O organismo conta com 26 membros, entre representantes da União; dos serviços de radiodifusão comercial, educativa, comunitária e pública; da indústria; dos usuários; do meio acadêmico e de anunciantes.

A reportagem informava ainda, em março passado, que mais de 15 emissoras AM e FM no país estavam testando a tecnologia Sistema de Radiodifusão Sonora Digital IBOC (In Band On Channel). Já a Faculdade de Tecnologia da UnB e a Radiobrás estavam experimentando outro sistema: o Digital Radio Mondiale (DRM). Os testes nos dois sistemas foram autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Simone Franco / Agência Senado