WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Blog Meira.com
[31/07/07]  rádio digital [pela porta dos fundos?] - por Silvio Meira
 
segundo o globo [via telesíntese], uma reunião em brasília, neste 1o. de agosto, vai bater o martelo sobre o padrão que o país deverá adotar para rádio digital. esquisito, muito esquisito. levamos anos debatendo o padrão de TV digital, que inclusive passou de um governo para outro face aos insistentes apelos da sociedade por mais debate, mais esclarecimentos e transparência.

no caso de rádio digital, até agora, eu não vi nenhum documento resumindo o que está sendo discutido, muito menos alguma notícia de que uma decisão de tão grande importância para o futuro da convergência digital no brasil, vá entrar em debate através de audiências públicas.

muito menos se tem notícias de documentos de proposição, análise, síntese ou argumentação, como este aqui [australiano, onde aac+ tá pegando, transmissões melhores que fm, a 64kbps] e este outro [europeu], que possam nos fazer entender um pouco mais do processo ou da decisão. rádio digital é um mercado imenso. gigantesco. por que é que não está sendo discutido de forma mais transparente? será que é a ressaca do debate ao redor do padrão de TV digital? será que é por isso que não organizamos uma consulta pública como a frança fez?

falando nisso, porque é mesmo que estamos escolhendo [pelo que parece] IBOC [entenda o padrão iboc aqui], o padrão americano, ao invés de DAB+/AAC+, parte do padrão mpeg4 que já escolhemos para TV digital no brasil? aliás, aac+ é uma evolução da codificação aberta usada em iTunes/Pods, sucesso mundial sob qualquer aspecto… ainda mais, um passarinho me soprou que estamos indo [se é que estamos mesmo…] para IBOC AM, que as avaliações mundo afora dizem ser inferior a IBOC FM… por que, mesmo?

independentemente das discussões entre IBOC AM e FM, será mesmo que o país vai cair de novo na armadilha [como nos celulares CDMA, tecnologia da qualcomm, que deu no que deu] de escolher um padrão de rádio que é proprietário de UMA empresa, a ibiquity, que cobra royalties, por estação?… no que faz, aliás, muito bem. o problema é nós ficarmos dependentes disso… o que me leva a concluir que, se a direção for esta, mesmo, este país não aprende nunca. além do mais porque o mundo parece estar escolhendo DAB+…

rádio digital é parte essencial da discussão e da plataforma de convergência digital. rádio digital não transmite só áudio. pode transmitir imagens, mapas, jogos, software. rádio digital é digital, não é rádio. mas… como isso aqui é o brasil e como a discussão anda meio [!] fechada, não há muito mesmo a comentar. talvez, só, lembrar que é exatamente por causa de processos como estes que os aviões andam caindo [demais] no brasil…