WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Revista Publicidad
[21/06/07]   Rádio digital estará no ar no Brasil a partir de 2008
 
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou, nesta quarta-feira, que o padrão para a transmissão de rádio digital no país deve ser definido até setembro e que, ainda em 2008, a nova tecnologia já estará no ar no país. 
 
“Temos como objetivo até setembro decidir o padrão e informar as indústrias sobre as especificações técnicas do rádio digital para que em 2008 estejamos transmitindo digitalmente e comercialmente no rádio em todo o país”, disse, logo após reunião do Conselho de Rádio Digital. “Até lá teríamos condição de fazer os últimos testes com os dois sistemas que estão sendo colocados, que é o sistema americano e o europeu.”
 
O setor empresarial de radiodifusão já manifestou publicamente a preferência pelo sistema norte-americano, o Iboc (In Band – On Chanel), que vem sendo testado no país. Essa escolha é vista com reserva pelos que defendem a digitalização como uma oportunidade de democratizar a radiodifusão no país, incluindo um número maior de rádios no espectro. Hélio Costa afirmou que essa não é a posição do governo. “Há uma tendência, não é do ministério, não é do governo, há uma tendência entre radiodifusores que leva ao sistema Iboc.”
 
Hélio Costa não descartou a adoção de mais de um padrão, já que o americano não faz transmissões em ondas curtas (OC). O europeu, por sua vez, não contempla a FM. “A proposta do rádio digital no Brasil vem com a exigência de que seja atendido o rádio AM, FM e OC. O sistema Iboc já tem testes sendo conduzidos no Brasil atendendo AM e FM e estamos iniciando entendimentos para que seja conduzido teste de OC com o sistema europeu, que é o único que tem OC”. Ele citou como exemplo o que hoje ocorre com a TV. “A TV a cabo no Brasil é atendida pelo sistema europeu, e o sistema aberto é o sistema japonês.” 
 
Para financiar a migração das rádios para o digital, o ministro informou que a intenção é seguir o modelo adotado para o caso da TV. “Temos a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social junto com o banco de desenvolvimento do Japão e agora queremos que esse mesmo procedimento seja cumprido também para o rádio digital.” 
 
Representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores foram convidados para a próxima reunião do Conselho de Rádio Digital, devido a intenção de incluir rádios digitais nos carros a serem vendidos a partir de 2008.
Com informações da ABR