WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Agência Brasil
[01/08/07]   Poder público terá uma rádio digital em cada município, diz ministro - por Alessandra Bastos
 
 Brasília - O Ministério das Comunicações pretende garantir espaço para que todas as cidades tenham uma rádio pública, assim que for realizada a transição do padrão analógico para o digital. De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em um ano a rádio digital deve estar implantada em todo país.
 
“A idéia é que cada cidade tenha pelo menos uma rádio pública”, afirma Hélio Costa, que hoje (01) se reuniu com o conselho consultivo que estuda o assunto. Até 14 de setembro o conselho deverá apresentar um relatório com a indicação do sistema digital que o Brasil deverá adotar. Há dois modelos em análise, o norte-americano (Iboc) e o europeu (DRM).
 
Com o crescimento das rádios comunitárias, que já somam aproximadamente 2,5 mil em todo país – contando apenas aquelas em situação regularizada –, Hélio Costa não vê necessidade de criar rádios temáticas, como ocorrerá com a TV digital, em que o governo federal terá quatro canais - do Poder Executivo, cultural, educativo e da cidadania -, além de dois canais para o legislativo (Câmara e Senado).
 
“Elas [rádios comunitárias] atendem muito bem a comunidade”, mas, “evidentemente, fica um espaço reservado para o poder público”, afirma o ministro.
 
Segundo ele, a intenção é de que as rádios públicas sejam utilizadas principalmente para o ensino à distância. “É um aumento do conteúdo, já que você vai ter a possibilidade da multiprogramação com quatro programações diferentes e simultâneas dentro da mesma banda”.