WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Valor Online
[22/08/07]   Ministério das Comunicações enviará avaliação sobre sistema de rádio digital em dois meses

SÃO PAULO - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que vai enviar a avaliação sobre o padrão para rádio digital nos próximos dois meses para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá palavra final sobre o assunto.
 
Nós do ministério estamos trabalhando em conjunto com deputados e senadores das comissões de telecomunicações do Congresso para finalizar o projeto do padrão da rádio digital, que depois será encaminhado ao presidente , disse Costa hoje durante cerimônia de abertura da feira Broadcast & Cable, em São Paulo.
 
A definição no padrão para rádio digital é esperada desde que o governo escolheu o padrão vencedor para a TV digital. Nas transmissões de TV, será adotado um padrão híbrido, que incorpora aspectos das três tecnologias, apresentadas por EUA, Japão e União Européia. Segundo Costa, o Brasil fez a escolha acertada e escolheu um padrão que reúne o que há de melhor dos três. O sistema híbrido é fruto de uma parceria entre o Brasil e o Japão, que tocarão em conjunto seu desenvolvimento. Um sistema híbrido nos moldes do escolhido para a TV poderá também ser utilizado na rádio digital, segundo o próprio ministro já afirmou anteriormente.
(José Sergio Osse | Valor Online)