WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: O Globo OnLine
[17/12/07]  
Rádio digital passa por testes a partir de janeiro - por Monica Tavares
 
A partir de janeiro, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Instituto Mackenzie vão fazer os últimos testes de rádio digital. O trabalho terá duração de cerca de 40 dias e vai utilizar a tecnologia IBOC (In-Band-On-Channel). O primeiro teste ocorrerá na cidade de São Paulo e vai durar 10 dias. Depois, a equipe irá para Ribeirão Preto (SP), onde permanecerá avaliando a tecnologia pelo mesmo período. Por fim, os testes ocorrerão em Belo Horizonte (MG). O trabalho será coordenado pelo assessor técnico da Abert Ronald Barbosa.
 
- Passaremos um período em cada cidade, analisando todos os aspectos da transmissão digital. O objetivo é fazer uma análise profunda do comportamento do sinal, para que o governo tenha total segurança de optar pela tecnologia - disse Barbosa.
 
Os técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) serão convidados a acompanhar os testes porque é importante que todos os passos tenham a concordância da Anatel, explicou Barbosa. Para a Abert, o IBOC reúne as melhores condições para ser adotado no Brasil porque é o único padrão capaz de promover a transmissão simultânea, ou seja, mesmo com o funcionamento da tecnologia digital, o sinal analógico continuará sendo transmitido.
 
A expectativa da associação é que até meados de janeiro do ano que vem os trabalhos sejam concluídos para serem encaminhados ao governo.
 
- Vamos solucionar qualquer dúvida a respeito do IBOC, colaborando com o governo no processo de escolha do padrão tecnológico - afirmou Ronald Barbosa.