WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: TelecomOnline
[16/05/07]  
Entidades manifestam preocupação quanto à adoção do padrão americano de rádio digital - Da redação

Em consulta pública da Anatel, Intervozes sugere que os testes envolvam outros padrões, além do americano.

O Coletivo Intervozes aproveitou a consulta pública promovida pela Anatel sobre a avaliação do sistema IBOC para externar suas preocupações quanto à adoção do padrão americano de rádio digital. Em nome da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital, a entidade apresentou uma longa contribuição à consulta pública, encerrada na segunda-feira, 14. A manifestação é a única referente à consulta disponibilizada no site da Anatel nesta quarta-feira, 16. A proposta em consulta pública versava sobre critérios e procedimentos para avaliação do sistema de rádio digital AM IBOC. O documento é resultado de um projeto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, que teve o apoio da Anatel e da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
 
Em sua manifestação, o Intervozes pede que se amplie a participação de órgãos públicos, entidades técnicas e sociedade civil na realização e acompanhamento dos testes. Também pondera que a avaliação não deveria se restringir aos sistemas in band, mas incluir também os sistemas out of band, como o DAB, o DMB-T e o próprio ISDB.
 
Além de tecer considerações técnicas sobre a metodologia sugerida pela Universidade de Brasília, o Intervozes critica a “adoção açodada de um padrão ou sistema, sem que existam testes exaustivos que demonstrem claramente os seus benefícios e as suas limitações”. A entidade reclama do grande número de autorizações expedidas pela Anatel para que as rádios testem o sistema americano. “Se mantidos os testes em escala do IBOC, a tendência é que as grandes emissoras consolidem a aquisição precoce dos equipamentos pertencentes ao sistema da iBiquity. Num futuro próximo, esse parque de transmissores "já instalados" pode se tornar um argumento para inviabilizar a definição por qualquer outro padrão”, diz a manifestação.