WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Abert
 
[30/05/07]  
Helio Costa defende produção nacional na ampliação da Rádio e TV Digitais
 
O ministro das Comunicações Hélio Costa afirmou hoje que o Ministério vai defender a produção nacional na implantação da rádio e TV digitais. O ministro participou da sessão de abertura dos trabalhos do 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão.
 
Hélio Costa comparou a receita das empresas de telecomunicações e do setor da radiodifusão. As teles, de capital internacional, lucraram R$ 126 bilhões em 2006, enquanto as rádios e tevês nacionais lucraram R$ 14 bilhões. “A questão não é ser contra o investimento estrangeiro, mas temos que preservar a qualidade da radiodifusão nacional”, afirmou Costa.
 
Sobre TV digital, o ministro informou como deverá proceder em relação à proteção dos direitos autorais. “A Europa, Japão e Estados Unidos enfrentam problemas para proteger conteúdo e no Brasil não será diferente. A tendência é que o governo leve em consideração a lei de proteção autoral que já existe”, disse.
 
Em relação a rádio digital, em fase de testes há dois anos, Hélio Costa afirmou que o governo deverá adotar o sistema norte-americano IBOC. “A intenção do governo é optar o IBOC, mas sem os radiodifusores brasileiros tenham que pagar royalties”.
 
Hélio Costa também prometeu que o Ministério vai solicitar à Câmara a revisão da autorização de funcionamento de 83 rádios em situação pendente.