WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: O Globo Online / Agência Brasil

[07/10/07]  
Não há prazo para fim dos testes com rádios digitais, diz Anatel

BRASÍLIA - O prazo para o fim dos testes com rádios digitais vai depender dos esforços que serão realizados por cada grupo. A afirmação é do superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian, sobre o tempo que se levará para concluir os testes oficiais de rádio digital dentro da nova metodologia.

- Se tiver um esforço integrado com universidades, em dois, três meses, é possível ter, pelo menos, alguma finalização. Porém, o último pedido de autorização para realização de teste individual foi feito em abril deste ano. Ou seja, até abril do ano que vem, ainda haverá rádios testando - explica.

Minassian diz não querer gerar expectativas sobre quando os testes oficiais com os sistemas de rádio digital estarão prontos.

- Hoje, eu não tenho resultados confiáveis - avisa o superintendente. - O importante é ter resultados confiáveis porque a sociedade internacional vai olhá-los com lupa e não pode ter furos - afirma.

O superintendente conta que, no processo de escolha da TV digital, "muita gente questionou o resultado dos testes, mas nós tínhamos tanta confiança que confirmamos tudo e tínhamos razão. Então você não pode vacilar", diz Minassian.

Para ele, só agora, com a metodologia elaborada, é que o processo de escolha do sistema digital começa a andar.

- Estamos na estaca, se não zero, incipiente ainda. Recentemente conversamos com os radiodifusores que têm vontade de prosseguir com os testes e também com as associações de classe envolvidas.

Segundo Minassian, o prazo final será dado pelo desenrolar dos testes.

- Temos que avaliar com muita cautela esses resultados. Se, na hora de testar, surgir um imprevisto? É difícil você identificar agora os problemas que vão surgir - avalia.

O superintendente conta que a maioria da empresas - tanto AM, quanto FM - que realizaram testes individuais, optaram por testar o sistema americano Iboc. Duas a três rádios serão escolhidas para fazerem os testes oficiais.

Já o modelo europeu DRM será testado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Radiobrás. O transmissor já está com a equipe da UnB e será instalado na estação transmissora da Rádio Nacional, em Brasília. O aparelho receptor será instalado em um veículo móvel da Radiobrás. Onze rotas distintas foram traçadas para testá-lo em diversas localidades. Para iniciar os testes, a equipe aguarda a visita de um técnico alemão que finalizará a instalação dos equipamentos.