WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Computerworld

[11/09/07]   Deputados dizem que rádio digital está marginalizada frente à TV Digital
 
Esse foi um dos pontos debatidos durante encontro na Câmara dos Deputados, em que participantes protestaram contra a falta de atenção ao assunto em comparação à TV Digital.
 
Os deputados Roberto Rocha (PSDB-MA) e Maria do Carmo Lara (PT-MG) manifestaram, há pouco, preocupação com os custos para a população e com o impacto, na indústria brasileira, que poderá ser causado pela transição das rádios analógicas para o sistema digital.
 
Roberto Rocha afirmou que, apesar da preferência manifestada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelos grandes radiodifusores em relação ao sistema norte-americano de rádio digital In Band On Channel (Iboc), ainda não há uma definição sobre os custos desse sistema para o consumidor, por exemplo, em relação aos receptores. "A tecnologia tem que vir para reduzir os custos e ampliar o acesso do rádio à população", destacou.
 
Ele declarou que tem se discutido muito a TV digital no País, enquanto a questão do rádio ficou "um pouco à margem" dos debates.
 
Já a deputada Maria do Carmo destacou que o debate em torno da radiodifusão digital só está começando. Em sua opinião, uma das perguntas que precisa ser respondida é se o Brasil pode ter uma tecnologia nacional para rádios digitais.
 
Segundo ela, apesar das manifestações de Hélio Costa não há uma posição de governo sobre o padrão a ser adotado. A deputada afirmou que o Congresso ainda tem muito a colaborar realizando debates e audiências públicas, como a que acontece neste momento.
 
Os deputados participam da audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre a implantação da rádio digital no País. Eles foram os autores do requerimento para a realização do encontro.
 
Outro participante do encontro, o assessor técnico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Ronald Barbosa, afirmou que a rádio digital dará maior competitividade às emissoras AM, diante do surgimento de novas mídias com tecnologia digital como o MP3 e o Ipod. Ele informou que a Abert e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) vêm realizando estudos sobre a rádio digital desde 1994.
 
Barbosa ainda destacou que o rádio está presente, hoje, em 98% dos domicílios brasileiros; e em 83% dos veículos em todo o Brasil.
[Com informações da Agência Câmara]