WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Rádio Fandango
[19/04/09]   Sistema Fandango Comunicação presente em feira de radiodifusão em Las Vegas [ABERT faz palestra sobre a "experiência brasileira" com o IBOC]

O NAB Show 2009, maior feira de radiodifusão do mundo, que começa neste domingo, em Las Vegas (EUA), inclui na sua programação uma apresentação da experiência brasileira com testes de rádio digital. A Abert, convidada pela organização do evento, será representada por seu presidente, Daniel Pimentel Slaviero, e pelo assessor técnico da entidade, Ronald Siqueira Barbosa.

O Sistema Fandango de Comunicação também estará presente no evento através do diretor da divisão de Radio Pedro Ricardo Germano que também é vice-presidente da AGERT

No painel Relatório sobre os resultados dos testes em estações AM e FM que utilizam o padrão IBOC, será apresentado o resultado de nove meses de trabalho de campo e de análise de especialistas da Abert e do Laboratório de TV e Rádio Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo Barbosa, a exposição será importante para que outros países conheçam a experiência brasileira com o padrão digital. Os testes foram realizados em emissoras AM e FM de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. Foram analisadas as condições de transmissão e recepção e a robustez do sinal, com acompanhamento de engenheiros do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Evento organizado pela National Association of Broadcasters, o NAB Show, é voltado para as diversas formas de produção e distribuição de conteúdo, com ênfase na convergência das mídias. A delegação brasileira, tradicionalmente expressiva no evento, incluirá radiodifusores, empresários do setor de telecomunicações, autoridades e representantes do governo.