WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Adnews
[18/05/09]   25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão acontece nesta terça
 
Mais de 1,5 mil empresários de emissoras de rádio e televisão, comunicadores, técnicos e pesquisadores estarão em Brasília na próxima terça-feira (19) para participar do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. Promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), durante três dias, o evento terá como um dos temas principais a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), convocada pelo governo federal para o início de dezembro.
 
Os empresários discutirão o assunto em uma plenária na quarta-feira às 14h30. Ao final do evento, será anunciado o posicionamento dos radiodifusores sobre os assuntos que devem estar presentes na pauta da Conferência.
 
Outro destaque do Congresso da Radiodifusão será a digitalização do rádio no Brasil. A consulta pública sobre o sistema de rádio digital a ser implantado no país deverá ser oficialmente anunciada no evento pelo ministro Hélio Costa.  Segundo Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, a chegada da tecnologia digital não vai significar apenas melhor qualidade de áudio nas transmissões radiofônicas. Ele avalia que a implantação será também uma oportunidade para diminuir a expansão das rádios ilegais.
 
Paralelamente ao congresso, será promovida uma Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, com mais de 50 empresas nacionais e multinacionais, e o 28º Seminário Técnico Nacional da Radiodifusão, dirigido a profissionais da área, que discutirá temas como mobilidade para televisão, internacionalização do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), padrões para rádio digital e gerenciamento de conteúdo para TV.