WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[13/11/09]  Testes para rádio digital são prorrogados até 17/01

O Ministério das Comunicações prorrogou por 60 dias a realização de testes com sistemas de rádio digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou a portaria, publicada nesta quinta-feira,12/11, no Diário Oficial da União. A idéia é concluir os testes até 17 de janeiro de 2010.

“O governo está avaliando os dois modelos consagrados no exterior: americano (In band on channel, o IBOC) e europeu (Digital Radio Mondiale, o DRM). Esperamos dar o grande salto da modernidade com a implantação do rádio digital em 2010”, afirma.

Hélio Costa lembra que o rádio tem 80 anos desde que foi lançado e é basicamente a mesma tecnologia. “A inovação do rádio digital é que ele vem com um som absolutamente puro, em 5 canais, tem espaço para multiplicar os canais, principalmente nos lugares onde não se dispõe mais de espectro, como é o caso específico de algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, comenta.

Para realização de testes e avaliações com os sistemas de rádio digital, o ministério publicou em maio um aviso de chamamento público, dando prazo de seis meses para a realização de experimentos. Com a publicação da nova portaria, ampliando o prazo para mais 60 dias, nesta quinta-feira, o governo quer avaliar os resultados.

De acordo com Hélio Costa, a definição da rádio digital trará inúmeras vantagens ao ouvinte, por conta da melhor qualidade da transmissão. Ele lembrou que a tecnologia permitirá às emissoras levar ao ar simultaneamente vários programas na mesma frequência. “É fundamental para o Brasil termos o sistema de rádio digital em ondas curtas. Ele pode até substituir as transmissões via satélite”, prevê o ministro.