WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Blog do Gusmão
[20/10/09]  Ministro garante Rádio (Digital) e TV educativa para UESC

Da assessoria do deputado federal Raimundo Veloso.

Em audiência patrocinada pelo deputado federal Raymundo Veloso (PMDB), o Ministro das Comunicações Hélio Costa autorizou a concessão de um canal de TV Educativa para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O Ministro garantiu ainda a concessão de uma freqüência para veiculação de uma rádio digital, em caráter experimental. O Deputado Veloso comemorou a decisão e disse que este momento representa uma vitória de um pleito de muitos anos e que irá beneficiar não só a comunidade acadêmica, mas toda a região sul da Bahia que será atendida pelo sinal aberto da TV Uesc. Participaram ainda da audiência os deputados Alice Portugal e Geraldo Simões mais o pró-reitor de extensão Raimundo Bonfim e a professora do curso de comunicação social Rita Virgínia.

A professora Rita Virginia informa que a Uesc conta com um curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV há 10 anos e que vinham há muito tempo requerendo a concessão de um canal de televisão para funcionar como laboratório para os estudantes. Em 2008, a universidade conseguiu o apoio do deputado Veloso, que abraçou a causa e realizou diversas incursões junto ao Ministério das Comunicações. Veloso chegou, inclusive, a destinar R$ 380.000,00 para compra de equipamentos para a TV Uesc.

O curso de comunicação social da Uesc tem produzido material audiovisual que vem recebendo premiações em diversos congressos e encontros estudantis. O curso mantém ainda uma parceria com o canal Futura, onde exibe diversos programas produzidos pelos alunos, além de já funcionar um circuito fechado de TV. O pró-reitor Bonfim afirma que com o sinal aberto toda a comunidade da região poderá ter acesso ao conteúdo produzido pela Uesc e irá ampliar o trabalho social da universidade. Ele informou ainda que já disponibilizou no orçamento da academia para 2010, recursos para aquisição de equipamentos para a rádio e TV.

Cientes da importância da TV Uesc para toda a comunidade sulbaiana, os deputados Veloso, Alice Portugal e Geraldo Simões se comprometeram em destinar recursos das suas emendas parlamentares para a universidade. “É importante que a Uesc tenha uma TV bem aparelhada e em sintonia com a nova tecnologia digital, dotada de equipamentos de ponta que permitam uma capacitação moderna aos alunos, bem como um sinal de melhor qualidade aos telespectadores”, defende Veloso.