WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Linear Clipping - Origem: Estadão
[02/04/10]  Problemas técnicos tornam tecnologia inviável - por Renato Cruz

Os testes do rádio digital mostraram problemas que tornam inviável a sua adoção hoje. O professor Gunnar Bedicks Jr., da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conduziu testes com o sistema americano HD Radio. Ela é uma tecnologia chamada de In Band On Channel (Iboc), em que os sinais analógico e digital podem ser transmitidos simultaneamente no mesmo canal. "O atraso do sinal digital em relação ao analógico chegou a quase 14 segundos", disse Bedicks.

Quatorze segundos podem parecer pouco, mas, no rádio, são uma eternidade. Esse atraso traz uma série de problemas. Quando alguém escuta o rádio digital no carro, e transita por um local onde o sinal está fraco, o aparelho fica alternando entre os sinais digitais e analógico. Por causa do atraso, a impressão é de que o rádio está "pulando" (como um CD defeituoso) ou gaguejando.

O atraso tira do rádio a característica da prontidão, que o torna uma ferramenta de utilidade pública. O ouvinte do rádio digital receberia um aviso de congestionamento, ou até mesmo de catástrofe, 14 segundos depois, o que pode fazer uma grande diferença.

Quem gosta de levar o rádio ao estádio de futebol ficaria muito decepcionado com a tecnologia digital. O torcedor ouviria a narração do gol 14 segundos depois de ele acontecer, o que não faz sentido. "A qualidade do digital no FM é somente um pouco melhor que a do analógico, e o atraso representa um retrocesso", disse Bedicks. "As informações que temos sobre o DRM Plus (padrão europeu) é de que a performance é muito parecida." Na opinião do professor, um processo de definição parecido com o da TV digital levaria pelo menos dois anos.