WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Blog de Sidney Rezende
[19/01/10]   Termina prazo de consulta pública para rádio digital brasileiro - por Luiz André Ferreira

Encerrou essa semana o prazo da consulta pública aberta pelo Ministério das Comunicações para apresentações de propostas e discussões sobre o modelo a ser adotado no processo de digitalização do rádio brasileiro.

"A consulta pública teve o prazo de seis meses que foi prorrogado por mais seis e, agora, venceu. A expectativa do mercado é de que essa decisão venha a ser tomada ainda no governo Lula para que o rádio brasileiro venha a entrar na Era da modernização por que vive o mundo inteiro. " explica Ronald Siqueira - Engenheiro-técnico da Associação Brasileira de Rádio e televisão.

Ao contrário da televisão, cujo processo de implantação do sistema digital completou dois anos em dezembro, o mercado de rádio caminha a passos lentos desde 2007.

Segundo especialistas o calcanhar de Aquiles é o alto custo, seguido pelas dificuldades em atender satisfatoriamente a todas as faixas. Por isso, estuda-se ainda a possibilidade de que dois modelos possam ser implantados: o americano (In-band on-channel - IBOC) para AM e FM, e o europeu, para Ondas Curtas.

O último prazo dado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, para definição tinha sido fevereiro, para que fosse anunciado pelo presidente Lula. Pelo andar da carruagem, o prazo, não deve ser cumprido já que, segundos técnicos, necessitam ser realizados novos testes. Segundo dados do Ministério das Comunicações, atualmente existem 4,3 mil emissoras comerciais e 3,8 mil rádios comunitárias.