WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Portal Imprensa
[31/03/10]  Ministério das Comunicações define diretrizes para adoção de rádio digital

Foi publicada, nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União, portaria assinada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que define as diretrizes para a adoção do padrão digital de rádio no Brasil.

No seu segundo artigo, o texto prevê que seja utilizado o mesmo padrão para ondas médias (AM) e frequência modulada (FM). O terceiro artigo estabelece os objetivos que devem ser alcançados com a digitalização do rádio.

Entre os objetivos elencados pela portaria, estão permitir a implantação da tecnologia digital de forma simultânea; possibilitar o desenvolvimento de novos modelos de negócios; proporcionar transferência de tecnologia e participação de universidades e centros de pesquisa brasileiros no processo de melhoria do sistema; e incentivar a indústria; e incentivar a indústria regional e local na produção de equipamentos e serviços digitais.

No entendimento de Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), "a decisão significa mais um passo dado no processo de transição tecnológica, o que permitirá às emissoras de rádio ingressar na era digital".

Para fortalecer o mercado, Slaviero destaca a importância da definição do novo padrão. "O setor envolve 4,5 mil emissoras comerciais de rádio, mais de 200 milhões de receptores, presentes em 50 milhões de domicílios", afirma.

"A digitalização do rádio é uma necessidade tecnológica, que permitirá a evolução do setor e a convergência com novos meios e plataformas", observou Slaviero.