WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: DRM Brasil
[11/09/11]  Brasil irá definir padrão de rádio digital no primeiro semestre de 2012, diz Sandro Alex

De acordo com o reporte do deputado Sandro Alex, o Brasil irá escolher o padrão de rádio digital no primeiro semestre de 2012.

informação retirada de: http://portal.pps.org.br/portal/showData/217808
"Sandro Alex relata viagem a EUA para pesquisa sobre rádio digital" - por: Valéria de Oliveira

O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) relatou aos colegas, no plenário da Câmara, o resultado da viagem que ele e os demais membros da Subcomissão do Rádio Digital fizeram a Baltimore, nos Estados Unidos, para conhecer o sistema HD, utilizado naquela cidade. O grupo faz parte da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. O Brasil estará implantando um modelo digital de rádio em 2012. A subcomissão ainda visitará a Europa para conhecer o sistema DRM e também o Japão, com o objetivo de verificar as características do modelo daquele país.

A subcomissão fez, em Baltimore, “todas as verificações” e apresentará um relatório, conforme contou Alex. “Já definimos que o Brasil vai apresentar o novo formato de rádio digital no primeiro semestre de 2012, ou seja, já no início do ano nós estaremos apresentando o relatório através da Subcomissão do Rádio Digital e, com o Ministério das Comunicações, para que o país possa adotar essa inovação tecnológica, levando mais qualidade de recepção a milhões de ouvintes desse veículo quase centenário, que é o rádio”.

Ele informou ainda que, no último fim de semana, a AERP (Associação de Emissoras de Rádio do Paraná) promoveu, em Foz do Iguaçu, o congresso de radiodifusão, evento que reuniu 15 associações representativas do Brasil, com a presença do ministro Paulo Bernardo (Comunicações).

Um dos temas do congresso foi o autocadastramento on-line dos veículos de rádio, como acontece na telefonia. “Isso deve acontecer para dar agilidade aos processos que se acumulam naquela pasta. E não é fácil, são milhares de processos e nós precisamos fazer com que o ministério avance nesse sentido”.