WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[06/12/12]  Testes apontam que tecnologias de rádio digital são insuficientes

O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, declarou nesta quarta-feira (5/12), em audiência pública, que devem ser realizados novos testes com o rádio digital e será proposto no Conselho Consultivo do Rádio Digital a utilização de equipamento padronizado (standard). “As nossas equipes técnicas avaliaram que nenhuma das duas tecnologias é suficientemente boa nesse momento”, afirmou. A decisão reforça a posição da sociedade civil, que defende ser necessário mais tempo para ampliar o debate sobre o padrão a ser adotado no país.

O evento foi solicitado pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR), relator da Subcomissão Especial de Rádio Digital (Subradig), e aconteceu na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. Estiveram presentes representantes do padrão americano (Rádio HD) e europeu (DRM) de rádio digital, empresários de radiodifusão, Ministério das Comunicações, deputados e representantes das empresas públicas. O presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Mário Sartorello, lamentou que não tivessem sido convidadas as rádios comunitárias, “que também compõem o campo de emissoras públicas”.

O secretário dos Ministério das Comunicações informou também que o órgão definiu que os canais 5 e 6 a serem liberados pelas TVs analógicas serão reservados para transmissões de rádio no Brasil. A decisão sobre a possível migração das emissoras AMs para esse espaço que possibilita uma melhor qualidade do sinal, mas alguma perda na abrangência, deve ser discutida ainda. O mesmo procedimento já foi realizado no México. Segundo o representante do governo, a faixa de freqüência liberada seria utilizada para a implementação de “serviços públicos”.

Os empresários manifestaram bastante interesse na migração das emissoras AM para a faixa de freqüência correspondente aos canais 5 e 6 da atual TV analógica. Segundo o gerente-geral de Tecnologia do Sistema Globo de Rádio (SGR), Marco Túlio Nascimento, a opção por um padrão de rádio digital “não deve ser pelo caminho da tecnologia, mas pelo modelo de negócios”.

Rádios comunitárias defendem digitalização para todos os atores

O Movimento Nacional de Rádios Comunitárias realiza nos dia 6, 7 e 8 de dezembro uma série de atividades em Brasília em defesa das rádios comunitárias. Em sua “Carta da Sociedade Brasileira sobre a digitalização do Rádio no Brasil” (http://movimentonacionalderadioscomunitarias.blogspot.com.br/) propõe ao Governo Federal e às entidades que integram o Conselho Consultivo do Rádio Digital do Ministério das Comunicações que considerem alguns princípios. Dentre esses, espera-se uma “digitalização para todos os atores que tiverem interesse em migrar para a nova tecnologia, tratando com especial atenção as rádios comunitárias, as rádios públicas, e mesmo as pequenas rádios comerciais do interior”.

A agenda de mobilização prevê a entrega da carta na tarde de quinta (6) ao Ministério das Comunicações, seguida por uma caminhada e uma vigília em frente ao Palácio do Planalto. As atividades incluem reuniões com o Governo Federal, entrega da carta de princípios ao Conselho Consultivo do Rádio Digital, avaliações e confraternização, estendendo-se até sábado (8), pela manhã.