WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Abratel
[07/12/12]  CCTCI: migração de rádio AM para FM será tema de Projeto de Lei, afirma Genildo

O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, anunciou durante a a audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática há pouco que os canais de número 5 e 6 do espectro digital serão reservados para a radiodifusão no Brasil. A informação foi comemorada pelos parlamentares presentes.

De acordo com Lins, essa reserva tem sido debatida com a Anatel. Segundo o secretário, hoje a TV tem a disposição do canal 2 ao 69 (sendo que este último não é utilizado, por problemas de interferência com o serviço alocado na faixa superior). O cenário futuro proposto reservaria os canais 2, 3 e 4 para TVA (uma modalidade de Serviço de Acesso Condicionado), 5 e 6 para rádio FM e do canal 7 em diante para televisão digital.

Lins também informou que os testes foram considerados ruins para emissora de FM de alta potência. Para os testes em Ondas Médias (AM) e FM os testes foram considerados aceitáveis. Com estes dados, o secretário considera difícil tomar qualquer decisão. “O futuro do rádio é o modelo digital, mas esse futuro ainda não chegou”, disse.

De acordo com o representante do Ministério, a sociedade civil pede a continuidade dos testes, porém a situação atual das rádios AM não pode esperar. Por isso, o secretário informou que a migração das rádios AM para FM será tema de um projeto de lei a ser apresentado.

Existe cerca de 300 municípios que não seria possível fazer esta migração. Nos demais, as rádios AM poderiam ser alocadas nos canais vagos da faixa FM, sem a necessidade de espectro adicional. Porém, Lins fez uma observação: escolhido o sistema (DRM ou HD Radio), a migração deverá ser em sinal digital.

Fonte: ABRATEL - Engenharia