WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Abratel
[07/12/12]  CCTCI: DRM se apresenta como solução para todas as faixas de frequência

Representantes do consórcio internacional DRM estiveram presentes na audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia. A Presidente do Consórcio DRM Internacional, Ruxandra Obreja e o representante do DRM no Brasil, Marcelo Goedert, apresentaram sua proposta tecnológica.

O padrão DRM se apresentou como o único que apresenta solução de digitalização para todas as faixas de frequência. O foco da apresentação foi mostrar as vantagens da digitalização do rádio AM dentro da própria faixa já utilizada, utilizando o DRM-30. Foi demonstrado o áudio de rádios AM que adotaram o padrão e o público presente pode notar que a qualidade de áudio apresenta melhoria considerável, próxima a qualidade de um Compact Disc.

O DRM também se apresenta como um padrão que atende o interesse da Empresa Brasil de Comunicação de digitalizar seus sinais de Ondas Curtas. Porém, o secretário Genildo acredita que quase ninguém escutaria o sinal digital, o que pode não ser interessante.

Goedert também rebateu a crítica do HD Radio que disse que o sistema DRM não realiza blend e informou que o padrão atende a regulamentação vigente da UIT (União Internacional de Telecomunicações) e realiza um blend com um atraso menor que o padrão americano. O blend do padrão americano seria de 8 segundos e do padrão DRM menor.

Blend seria a comutação do sinal digital para analógico, quando há perda do sinal digital, fazendo com que o ouvinte continue ouvindo sua rádio, mas dessa vez em tecnologia analógica. Quando ocorre a melhoria na recepção do sinal digital, o receptor faz o chaveamento e retorna para o sinal digital.

O Digital Radio Mondiale é um padrão aberto criado por um consórcio de emissoras e fabricantes de eletrônicos, que engloba a BBC, a Rádio França Internacional, a Deutsche Welle, a Telefunken e a Thomcast. Informações adicionais sobre este padrão podem ser obtidas no site:

Informações adicionais sobre este padrão podem ser obtidas no site: http://www.drm-brasil.org

Fonte: ABRATEL - Engenharia