WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Minicom
[14/12/12]  Conselho do rádio digital discute interatividade em última reunião do ano - por Danyella Proença

Repórter: A última reunião do conselho consultivo do rádio digital em 2012 teve como foco a interatividade. O grupo recebeu pesquisadores do Rio de Janeiro que estão estudando uma forma de adaptar para o rádio a tecnologia conhecida como Ginga, desenvolvida para a TV digital. Segundo o diretor de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti, o MiniCom vai considerar a interatividade nos próximos testes com os modelos de rádio digital. Em julho deste ano, o ministério fez uma parceria com o Inmetro e testou o desempenho dos padrões americano e europeu em quatro capitais. De acordo com Pieranti, a cobertura não foi completamente satisfatória e o conselho consultivo cogita novos testes para 2013.

Octavio Pieranti, diretor de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações – O rádio digital não pode excluir. Ele tem que incluir. E aí uma tecnologia de rádio digital pode oferecer uma série de avanços, como interatividade, uma série de aplicativos e potencialidades para educação, saúde, políticas públicas as mais diversas, enfim. Tudo isso está no horizonte. Agora, antes a gente precisa verificar se os sistemas têm boa cobertura e qual seria a melhor configuração deles.

Repórter: A próxima reunião do conselho consultivo do rádio digital está prevista para fevereiro. O grupo, criado para ajudar na escolha do melhor padrão tecnológico para o Brasil, tem composição variada, com membros do governo, do poder legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria, além de pesquisadores.