WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Umuarama Ilustrado
[05/02/12]  "A definição de um padrão digital para o sistema brasileiro de radiodifusão é o maior desafio da nova diretoria da Aerp"

Márcio Villela é o novo presidente da Aerp

Curitiba - O empresário Márcio Villela é o novo presidente da Aerp-Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, entidade que representa 350 empresas paranaenses dos setores de rádio – emissoras AM e FM – e televisão. Ele substitui Cezar Telles que durante dois mandatos, esteve à frente da instituição. A cerimônia de posse aconteceu na noite de segunda-feira, em Curitiba, e contou com cerca de 150 convidados entre radiodifusores, familiares e representantes da política paranaense, entre eles o governador Beto Richa, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, o secretário estadual de Comunicação, Marcelo Cattani, os deputados federais André Vargas e Osmar Serraglio , o secretário estadual da indústria e comércio Ricardo Barros, além de outras autoridades. O legislativo municipal foi representado pelos vereadores Roberto Hinça e Tico Kusma.
Ao deixar o cargo, Cezar Telles agradeceu aos colaboradores, diretores e associados. “Entrego uma entidade forte, com credibilidade, profissionalizada e com uma situação financeira privilegiada, respeitada em todo o país”. Ao falar da missão de presidir a entidade que congrega 350 emissoras de rádio e televisão, Márcio Villela disse que não poupará esforços para que a Aerp estenda ainda mais o trabalho de defender o radiodifusor, principalmente no interior do estado. Entre as metas, a modernização do setor, com o acesso às novas tecnologias. ”Queremos fortalecer os processos de inovação, as novas práticas de gestão e os quadros funcionais das emissoras. Outro projeto é o lançamento de um novo portal de notícias, gerando conteúdo e receita às emissoras. “Vamos agregar valor o que fazemos com um trabalho forte com os ouvintes, telespectadores e anunciantes”.

Padrão digital
A definição de um padrão digital para o sistema brasileiro de radiodifusão é o maior desafio da nova diretoria da Aerp, disse Villela. Atualmente, o setor aguarda com ansiedade a definição do padrão tecnológico que definirá a digitalização do rádio no Brasil, a exemplo do processo que ocorre atualmente com as transmissões televisivas. Segundo Villela, durante o 21 º Congresso Paranaense de Radiodifusão , realizado em novembro, em Foz do Iguaçu, houve o compromisso do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de definir o padrão digital das rádios até o fim do primeiro semestre de 2012.

O governador Beto Richa, disse que vê com bons olhos a sucessão na Aerp. “Conheço o potencial do Márcio Villela, sei de sua capacidade , espírito de liderança e senso democrático, que vão corresponder com as aspirações dos radiodifusores”.
Homenagem a Michelleto
Ainda durante a cerimônia, o radiodifusor Nelso Rodrigues fez uma homenagem ao deputado federal Moacir Micheletto, morto em um acidente de carro no Oeste do Paraná, na tarde de segunda-feira. Rodrigues lembrou que além de importante defensor da bancada ruralista, Michelleto era radiodifuosor desde a década de 70, e um amante das comunicações.
O jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, diretor do Ilustrado e da rádio Ilustrada FM, é ex-presidente da Aerp e integra a nova diretoria. Ele também esteve presente na cerimônia de posse.