WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Câmara dos Deputados
[09/01/12]  Deputados que acompanham implantação do rádio digital no Brasil vão conhecer modelo europeu em fevereiro - por Geórgia Moraes

Deputados trabalham para que tecnologia de transmissão digital seja acessível a milhares de emissoras de rádio do país. Até o meio do ano, o governo federal deve anunciar se adota uma das tecnologias de transmissão disponíveis no mundo ou se, a exemplo da TV Digital, vai desenvolver um sistema nacional.

Uma subcomissão da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, criada no ano passado para acompanhar a implantação do rádio digital, continuará os trabalhos em 2012. Os deputados trabalham com técnicos do Ministério das Comunicações para influenciar na decisão.

O relator do colegiado, deputado Sandro Alex, do PPS do Paraná, informou que os integrantes do grupo já estiveram nos Estados Unidos para conhecer o sistema de transmissão norte-americano e em fevereiro vão à Europa conhecer o modelo adotado no continente.

"Este primeiro semestre vai ser um semestre decisivo para a implantação do rádio digital no Brasil. Nós vamos escolher o modelo até o mês de julho de 2012. O segmento de rádio está aguardando há muitos anos essa definição, principalmente o rádio AM, que precisa urgentemente de nova tecnologia para continuar sobrevivendo e levando informação a milhões de ouvintes no Brasil."

O país tem hoje quase 10 mil rádios que poderão se digitalizar, melhorando a qualidade do áudio transmitido e fornecendo informações multimídia, como textos e imagens, conforme explica o deputado Sandro Alex.

"O rádio vai ter que interagir com outras mídias, notadamente telefones celulares e computadores. Já são mais de 200 milhões de celulares no Brasil, o rádio tem que estar contemplado nessa tecnologia e é isso que estou pedindo aos modelos que estão se apresentando no Brasil, que tenham tecnologia multimídia. Estamos trabalhando para que essas novas tecnologias possam expandir o segmento de rádio. Nós vamos viver a partir deste ano um novo momento do rádio no Brasil."

Testes com os sistemas de transmissão norte-americano e europeu já estão sendo realizados no Brasil. O governo não descarta, no entanto, uma solução nacional, que permita a inclusão digital de quase metade das emissoras do país que são pequenas rádios comunitárias.