WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: UFMG
[18/05/12]  Testes na UFMG subsidiarão escolha do padrão brasileiro de rádio digital

A Rádio UFMG Educativa e o Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia estão auxiliando o governo federal nos testes para escolha do padrão brasileiro de rádio digital. As análises são coordenadas pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel e o Inmetro. Os testes na UFMG devem ser encerrar na próxima semana.

De acordo com o engenheiro da emissora, Cláudio Garcia, os resultados dos testes serão reunidos em relatórios encaminhados ao Ministério das Comunicações para subsidiar a escolha do padrão de rádio digital a ser utilizado pelas estações brasileiras. O Brasil está analisando os modelos europeu e americano, que são tecnicamente semelhantes, mas distintos na questão da montagem dos transmissores. O padrão europeu é aberto, o que não implica cobrança de royalties, enquanto o americano exige a importação de equipamentos para montagem em território nacional.

Segundo Garcia, a UFMG Educativa cedeu suas instalações de transmissão, no bairro Água Branca, em Contagem, para a realização dos testes. O transmissor digital foi ligado na antena da emissora com o objetivo de comparar a performance nas mesmas condições de transmissão. O trabalho é complementado por testes realizados por viatura de medição do Inmetro.

Os estudos envolvem comparações sobre cobertura e qualidade do sinal, qualidade do áudio, taxa de transmissão de dados e compatibilidade com o sistema analógico. Brasília, São Paulo e Rio Janeiro já receberam esse tipo de análise técnica. A previsão é de que o relatório técnico preparado em Belo Horizonte seja enviado em dois meses para o Ministério das Comunicações, que definirá o padrão a ser seguido pelas rádios brasileiras.