WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte:  ABERT
[02/03/12]   Subcomissão pretende ajudar na escolha de padrão digital adequado ao rádio brasileiro

O presidente da Subcomissão Especial para Digitalização do Rádio, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), dará prosseguimento neste ano ao trabalho de análise dos padrões digitais de rádio disponíveis no mercado mundial. Além dos produtos norte-americano (HD Radio) e europeu (DRM), será avaliado também o japonês. Representantes da subcomissão já estiveram nos Estados Unidos e recomendaram à Ibiquity, que produz o HD Radio, que é fundamental que o padrão seja adaptado a celulares e demais dispositivos móveis. Leia a seguir trechos da entrevista:

1) A que se propõe a comissão especial?

Queremos contribuir para o debate sobre a escolha do padrão digital mais adequado às características do país e às exigências da nossa sociedade, em especial, as camadas mais humildes da população. O rádio, em sua origem, revolucionou as ideias e colaborou para a consolidação da democracia no país. Este é mais um passo histórico que deve ser dado por este meio popular e comunitário por vocação.

2) Como estão os trabalhos?

Fizemos algumas reuniões e visitamos emissoras AM e FM dos Estados Unidos, onde funciona o sistema HD de rádio digital. Também estivemos na National Association of Broadcasters – NAB, que representa o setor. Deixamos claro à empresa (Ibiquity) que, se for o padrão adotado no Brasil, teremos que fazer com que os receptores cheguem também aos celulares e demais dispositivos móveis. Vamos ainda checar o padrão europeu e o japonês, antes de elaborarmos o relatório, que será enviado ao Ministério das Comunicações como contribuição para a definição do padrão mais adequado.

3)Na sua avaliação, quais são os requisitos para que a implantação da nova tecnologia seja bem sucedida no Brasil?

Acho que o grande problema técnico é a passagem do sistema analógico para o digital. É como adaptar a forma híbrida para que a população possa adquirir receptores a um baixo custo, além da inserção dessa tecnologia nos dispositivos móveis.

4)Quais vantagens do rádio digital o senhor destacaria?

A grande vantagem é a qualidade do padrão de frequência, de recepção, a qualidade do som, e, principalmente, a possibilidade de você ter numa mesma frequência vários canais, fazendo com que, por exemplo, um possa ser de esporte, outro de música e outro de notícia.

Assessoria de Comunicação da Abert