WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Unisul
[01/10/12]  Implantação de Rádio Digital é discutida em SP

Projeto idealizado pelo acadêmico da Unisul Ataliba Zandomenego Filho, do curso de Engenharia Elétrica e Telemática, é lançado nesta segunda-feira

A Digital Radio Mondiale (DRM) é uma organização mundial sem fins lucrativos composta por emissoras de rádios, provedores de redes, institutos de pesquisas, universidades, entre outros. No dia 1º de outubro acontece o lançamento da plataforma multisetorial DRM Brasil, idealizada por Ataliba Zandomenego Filho,
acadêmico de Engenharia Elétrica e Telemática da Unisul e membro-fundador da Plataforma.

Ataliba começou o projeto há cerca de cinco anos, fazendo modificações no seu rádio amador. “Comecei a fazer algumas adaptações no equipamento para que ele pudesse receber e decodificar a DRM. De lá para cá, fui conhecendo o sistema. Há mais ou menos três anos participei de uma palestra sobre o assunto, mas eles estavam falando mais sobre o concorrente que teria só esse sistema para FM. Eu já logo me pronunciei e falei sobre o sistema DRM, que engloba AM, FM e ondas curtas”, explica.

O Consórcio DRM promove o único sistema global normalizado de radiodifusão digital para todas as frequências de radiodifusão. A plataforma brasileira, em conjunto com o consórcio internacional, deve funcionar como uma união comunicacional entre técnica e teoria, fabricantes, acadêmicos e usuários que apoiam a implementação do DRM como sistema brasileiro de rádio digital.

“Há dez anos, a DRM lançou um equipamento que veio progredindo. Este ano estamos conseguindo aproximar mais o DRM da Europa com o Brasil. Temos também o sistema de televisão digital que trouxemos do Japão e implantamos no Brasil. A nossa ideia é conseguir juntar em um equipamento todas as faixas de rádio e também a televisão digital”, ressalta Ataliba.

O evento de apresentação e lançamento que explica e defende esta ideia acontece no dia 1º de outubro, às 14h no Hotel Blue Tree Premium Paulista, em São Paulo. Mais informações através do site.