WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Portal Imprensa
[05/09/12]  Audiência Pública debate impacto de novo sistema de rádio digital para rádios brasileiras

Na última terça-feira (4/9), a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular debateu o impacto do novo sistema de rádio digital para as rádios brasileiras, informou o portal Correio do Brasil. A escolha deve ser feita em breve. Independente da decisão, o ouvinte terá que comprar um receptor para o rádio digital.

Existem dois modelos credenciados para a escolha no Brasil, o Rádio Digital Mundial, que atende pela sigla DRM, um padrão de rádio digital aberto desenvolvido por um consórcio global; e o HD Radio, usado nos EUA e no México, um sistema fechado.

Os dois padrões estão sendo testados por rádios públicas, comunitárias e comerciais. Os resultados serão discutidos no conselho consultivo do Ministério das Comunicações, que ainda vai ser empossado. O representante das rádios comunitárias na audiência, José Sóter, quer incluir no debate a possibilidade de a indústria brasileira desenvolver um terceiro padrão.

No sistema americano, o HD Radio, também conhecido como Iboc, a transmissão é feita no mesmo canal de frequência AM ou FM, algo mais amigável ao hábito do usuário de rádio convencional. No entanto, o alto custo da tecnologia aos pequenos radiodifusores é motivo de críticas.

A coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que ainda não tem preferência por um dos padrões. Ela afirmou que vai acompanhar o debate e que pretende colocar o assunto em discussão no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. “O conselho terá que dar a sua opinião a respeito [do padrão digital] quando essa decisão estiver sendo tomada.”