WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Revista Rádio e Negócios
[04/07/13]  Detalhes sobre os novos testes em rádio digital

Os novos testes em rádio digital, propostos pelo Ministério das Comunicações, foram formatados para uma realidade de radiodifusão brasileira. A ideia é realmente testar o digital em todas as faixas de frequência, dentro da situação de ocupação espectral e das viabilidades técnicas dos equipamentos existentes no Brasil.

Nesta nova situação, o sistema DRM já sai em vantagem, pois é o único que digitaliza todas as faixas de frequência, sendo que cada vez mais é reconhecida a importância da digitalização das Ondas curtas e médias, para a disponibilização de serviços e informações para a população do interior do país.

Com relação à ocupação espectral, um estudo apresentado pela Anatel, desenvolvido especialmente para fins da implantação do rádio digital, mostra que para a transmissão em simulcast com o analógico, a portadora digital deverá ser posicionada em somente uma banda lateral do sinal analógico.

Segundo a Anatel, se a portadora digital for instalada nas duas laterais, a relação do co-canal com o canal adjacente fica inviável no congestionado espectro brasileiro, traduzindo: se colocarmos sinal digital dos dois lados do sinal analógico a interferência no sinal da próxima emissora será inevitável.

Mais uma vez o DRM leva vantagem, pois o mesmo já foi arquitetado para trabalhar em somente um co-canal e economizar espectro. Já o HDRadio, em seus modos tradicionais (MP1, MP2, etc), só funciona com redundância, em dois co-canais, um em cada lado do sinal analógico. A empresa americana Ibiquity, proprietária do sistema HDRadio, propôs ao MC que sejam utilizados, nestes novos testes, os modos denominados MP8 e MP19, configurados para operarem em somente um co-canal.

Ocorre que estes modos nunca foram testados em campo, somente experimentalmente em laboratório, além de não serem homologados pela UIT, ou seja, o Brasil servirá de laboratório para ver se funcionam. Outro detalhe é que não existem receptores no mercado que captem estes modos protótipos do HDRadio, os receptores existentes só captam o modo MP1.

Segundo fontes da Plataforma DRM Brasil, os testes neste sistema serão todos executados por indústrias nacionais de transmissores e especialistas brasileiros, como Rafael Diniz, que nos diz: “Todos os equipamentos serão instalados e configurados por técnicos da indústria brasileira, já simulando situações reais de quando o rádio digital em DRM for implantado nas rádios.” Não foram divulgadas informações de quem configurará os equipamentos da HDRadio.

Os testes estão agendados para começarem em setembro e terminarem no final de janeiro/2014. Após esta data, vamos torcer para que o MC avalie rapidamente e defina qual o melhor sistema para nosso país.