WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: AERP
[01/06/13]  Novos testes com rádio digital acontecerão no segundo semestre

Na última quarta-feira, dia 05, aconteceu a penúltima reunião da Comissão Técnica do Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações. Esta comissão está estabelecendo os parâmetros para os novos testes propostos pelo governo nos dois sistemas de rádio digital que se apresentam para serem adotados no Brasil: DRM e HDRadio.

Os testes em OC serão conduzidos pela EBC, a partir de Brasília, somente em DRM, pois o HDRadio trabalha nesta banda. Os testes em OM, ao que tudo indica, também serão somente em DRM, pois o sistema americano não apresentou até esta data os seus dados para que o Minicom realize o planejamento dos parâmetros a serem testados. Em FM de alta potência foi decidido que os testes serão realizados em São Paulo capital, mas ainda não foi definida a emissora.

Os testes em FM de baixa potência (comunitárias) serão feitos em Santa Catarina, também em emissora a ser escolhida. O engenheiro Flávio Lima do Minicom ressaltou a importância da conclusão de todos os testes em 2013, em virtude de que a decisão já está atrasada e este atraso prejudica todo o meio radiofônico. Flávio Lima também deseja fazer um teste que chamou de “laboratório”, em Brasília, em FM de baixa potência com condições ideais de propagação, para que a variação da potência e de outros parâmetros possam ser claramente medidas.

Outros parâmetros dos testes também estão sendo definidos: os dois sistemas serão testados em seu modo mais robusto (maior alcance e menos serviços) e seu modo mais completo (maior quantidade de serviços – 3 canais de áudio e um de dados com capacidade de fluxo de bits para transmissão até de vídeos, no caso do DRM). Todos os parâmetros e definições serão homologados na reunião do Conselho do Rádio Digital que acontecerá no dia 25 de junho. A reunião é no Ministério em Brasília e é pública. Participe!

Fonte: Revista Rádio Negócios