WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Revista Rádio e Negócio
[20/06/13]  Digital Radio Mondiale realiza webinar pra debater o rádio digital

O Consórcio DRM em parceria com a Plataforma DRM Brasil realizou na última quarta-feira, dia 19, um webinar (seminário via web) aberto e gratuito, com o objetivo de debater a implantação do rádio digital no Brasil. Durante uma hora, quatro palestrantes, especialistas em rádio digital realizaram apresentações.

Inicialmente Rafael Diniz, Presidente da Plataforma DRM Brasil e pesquisador do Ginga da PUC-Rio, apresentou as características do único sistema de rádio digital que atua em todas as faixas de frequências.

A seguir a Dra. Nélia Del Bianco, pesquisadora e professora da UNB, convidada pelo DRM, realizou palestra sobre a importância da digitalização das Ondas curtas e Ondas médias, apresentando, ao final, um interessante estudo da UNESCO sobre este tema. Ressaltou como esta nova tecnologia vai beneficiar o ouvinte de rádio que conta com os serviços oferecidos por estas faixas de frequência.

João Eduardo Filho, VP da Plataforma DRM Brasil e CEO da MTA Eletrônica, apresentou slides com as vantagens da ocupação das faixas do chamado FM estendido (FMe), os canais 5 e 6, pelo rádio em full digital. Ou seja, defendeu a migração das AMs para esta faixa em full digital, pois dessa forma, o investimento necessário seria menor, as emissoras economizariam energia, não haveria necessidade de cobrança pela nova outorga (pois, como na TV, se trataria de uma mudança tecnológica) e novos serviços seriam oferecidos aos seus ouvintes, estimulando a compra dos novos receptores necessários para se ouvir o rádio digital.

Por fim, Rafael Diniz retornou e encerrou a fase de apresentações demonstrando porque o DRM é o sistema ideal para ser adotado no Brasil.

Nos 15 minutos finais, diversas perguntas foram realizadas pelo público que estava “presente”, todas prontamente respondidas e comentadas pelos palestrantes. Marcelo Goedert, mediador do webinar e representante do Consórcio DRM no Brasil, considerou o evento um sucesso e recebeu diversas mensagens com cumprimentos e agradecimentos pela promoção do evento para discussão de um tema muito importante e atual.

Ruxandra Obreja, Presidente do consórcio DRM, disse: "É crucial para todas as emissoras brasileiras, reguladores, fabricantes e todos os envolvidos na definição do futuro digital do Brasil conhecerem os benefícios de migrar com DRM, que é o único padrão de transmissão global, sustentável e aberto de áudio digital em todas as freqüências.”

Para mais informações sobre o sistema DRM, acesse www.drm.org ou www.drm-brasil.org, onde a apresentação está disponível para download. Em breve será disponibilizado o áudio gravado do webinar no site www.radioenegocios.com