WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: ABRATEL
[27/06/13]  Minicom apresenta proposta dos novos testes de Rádio Digital

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) esteve em reunião do Conselho Consultivo de Rádio Digital no Ministério das Comunicações (Minicom) na última terça-feira (26). A pauta teve como destaque a apresentação da proposta dos novos testes para o Rádio digital.

O Minicom informou que novos testes (em laboratório e em campo) serão feitos para que haja segurança em relação a digitalização. “Queremos testar a possível interferência do sinal digital em relação ao analógico”, afirmou Octávio Pieranti, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.

A novidade fica por conta dos aparelhos que serão utilizados no processo: dispositivos portáteis e móveis (receptores de mão), semelhantes a celulares que captarão o sinal em movimento. “Se você garante sinal com a mobilidade, automaticamente você garante que naquela área você terá recepção fixa dentro do contorno de serviço”, ponderou Flávio Lima, coordenador da Câmara Técnica de Análise de Testes.

O cronograma de datas apresentado pelo Minicom prevê que os novos testes em laboratório sejam realizados de outubro de 2013 a janeiro de 2014. Quanto aos testes em campo para AM serão realizados em janeiro de 2014. Já para as Rádios Comunitárias FM, a previsão é outubro e novembro ainda deste ano.

Além da Abratel, participaram da reunião entidades que representam o setor de radiodifusão, o setor industrial e técnicos e pesquisadores de universidades.

Por João Camilo
Ascom – Abratel