WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tudo Rádio
[07/03/13]  Conselho Consultivo do Rádio Digital se reúne com representantes de associações estaduais

Brasília – Encontro foi realizado nesta quarta-feira e teve como tema a migração das rádios AMs

O Conselho Consultivo do Rádio Digital promoveu encontro com representantes de associações estaduais e com a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, (Abert) nesta quarta-feira, dia 6, em Brasília. O tema principal da reunião foi a discussão do projeto que visa a migração das rádios AMs para a faixa estendida do FM, quando houve a liberação dos canais 5 e 6 da TV aberta analógica.
Esta foi a segunda reunião que o conselho realiza neste ano. No primeiro, no mês passado, foram discutidos vários temas, entre eles, os testes da digitalização das rádios FMs e a votação do projeto da flexibilização da transmissão da Voz do Brasil, que está emperrada na Câmara dos Deputados.

Na reunião de ontem, as entidades discutiram propostas para a migração das rádios AMs para as frequências correspondentes aos canais 5 e 6 da TV aberta analógica. De acordo com a Abert, a medida vai dar mais qualidade a cerca de 1700 rádios que operam em Ondas Médias no país.

Entre os assuntos abordados na primeira reunião do ano no conselho, estavam os novos parâmetros para realização de mais uma bateria de testes de rádio digital pelo Ministério das Comunicações. O coordenador da Câmara Técnica de Análise de Testes do Rádio Digital e engenheiro do Minicom, Flávio Lima, apresentou um relatório preliminar que define uma abordagem distinta em uma tentativa de adequar melhor os testes a realidade da radiodifusão brasileira.