WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Darcio Rabelo
[22/10/13]  Rádio Independente FM vai realizar testes do rádio digital

O Ministério das Comunicações está buscando emissoras que possam sediar a nova bateria de testes de rádio digital, prevista para começar até o mês de novembro. Serão avaliados os sistemas DRM (europeu) e HD Rádio (norte-americano) em estações de Amplitude Modulada , de média ou alta potência em Frequência Modulada, e em comunitárias.

A Rádio Independente FM – 93,7 MHZ, uma das pioneiras na radiodifusão do sertão pernambucano, sendo a primeira emissora FM de Arcoverde, há 31 anos, está devidamente cadastrada e pronta para receber os técnicos que virão até Arcoverde testar os equipamentos na torre da rádio instalada na Serra da Microondas.

Muito em breve os ouvintes da Rádio Independente FM vão poder conferir a qualidade de som da frequência mais ouvida da cidade e região em qualidade HD.

Além da Independente FM outras emissoras do Brasil afiliadas à Abert e ASSERPE estão se cadastrando nos “Testes para Rádio Digital”.

A Independente FM tem se mantido na frente também quando o assunto é tecnologia em equipamentos, foi assim em 2012 quando lançou o Sistema RDS (Rádio Data System) na região, que é um sistema de transmissão de dados digitais que permite ao ouvinte visualizar várias informações como o nome da rádio, tipo de programação, comerciais e músicas na hora em que elas passam.

Em relação ao teste do rádio digital até agora foram confirmadas avaliações de campo em AM na Rádio Nacional de Brasília. De acordo com o CCRD, o cronograma para os demais serviços ainda está em aberto, pois nem todas as estações que se candidataram até agora possuem capacidade para transmitir o sinal digital ou se enquadram em outras premissas técnicas estipuladas pelo ministério.

De acordo com o Minicom, os testes realizados no ano passado foram insuficientes para apontar um novo padrão de rádio digital. A nova rodada avaliará cobertura, recepção de sinal, proteção contra ruídos e interferências e qualidade dos serviços de dados.

Formado por representantes do governo, da radiodifusão, da indústria e do Congresso Nacional, o CCRD é responsável por apontar o sistema mais adequado para o rádio no Brasil. O grupo foi criado em agosto do ano passado e tem ainda o papel de estudar políticas para o financiamento da transição, entre outras questões.

De acordo com nota emitida pela ASSERPE - Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco, e de acordo com o Ministério das Comunicações as emissoras comerciais da cidade de Arcoverde-PE são: Rádio Independente FM (93,7 MHZ), Estação Sat (95,5 MHZ) e Rádio Cardeal (AM 600). A nota é assinada por Cléo Nicéas, Presidente da ASSERPE.