WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Website Walter Pinheiro
[17/09/13]  Rádio Digital: Pinheiro alerta que sistema também é questão de segurança nacional

Em debate, na manhã desta terça-feira (17), na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, o senador Walter Pinheiro (PT/BA) cobrou atenção especial do governo federal para priorizar a tecnologia de digitalização do sistema radiofônico brasileiro. “A tecnologia na área de rádio digital tem que ser prioridade de Governo, não só para garantir acesso aos serviços essenciais, como por questão de defesa e segurança nacional”, alertou.

O debate centrou nas principais discussões sobre o Sistema de Rádio Digital. O Brasil estuda duas tecnologias para decidir sobre a implantação do sistema padrão: o HD, de origem americana e DRM, européia.

A integração da comunicação do Brasil com interface com os países da América Latina também foi colocado pelo senador Pinheiro, para quem o modelo escolhido deve ser alinhado com os países vizinhos, como forma de fortalecer a decisão de digitalização do sistema radiofônico: “Se não temos possibilidade de alinhar com o mundo, podemos unir esforços e avançar com parcerias na América Latina”.

Pinheiro acredita que, com a definição, coloca-se um fim ao cenário de insegurança que também se encontra a indústria, com investimentos paralisados, sem a definição sobre a linguagem radiofônica. “Não adianta discutir a ampliação do acesso e democratização das comunicações, se não temos produção em escala. Mais do que definir um marco regulatório, devemos garantir um modelo de negócio que garanta a digitalização, sem ficar preso a equipamentos que as emissoras não tenham acesso”, argumentou.

Ele defendeu ainda a união de esforços das iniciativas privada e de governo e o aproveitamento da digitalização da Televisão, como exemplo de ações para chegar ao sistema radiofônico. “Esse novo tempo exige o desafio de fortalecer o rádio brasileiro, com a união de esforços, com prioridade de Governo. É preciso garantir a tecnologia para ampliar serviços. Passamos por isso no sistema da digitalização das teles. O enfretamento tem que ser ação de Governo”, lembrou.

Participaram do debate de hoje: André Felipe Seixas Trindade, engenheiro de sistemas de comunicação da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel); Octavio Penna Pieranti, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações; Bráulio Ribeiro, Chefe de Gabinete da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação; Pedro Martins, representante no Brasil da Associação Mundial das Rádios Comunitárias; e Monique Cruvinel, representando a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).