WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[26/09/07]  Todo mundo de olho nas femtocells

O nascente mercado de femtocells (estações de base domésticas) está bastante aquecido. Desde que, em julho passado, o Google tornou-se um investidor da britânica UbiquiSys, através da injeção de US$ 12 milhões, o setor não pára de crescer, atraindo novos e grandes players. Entre operadoras que investem ou avaliam a tecnologia que pode incrementar a 3G, estão AT&T, Softbank Mobile, Sprint Nextel, Telefónica Móviles, Telefónica O2 Europe, T-Mobile, Vodafone e Orange.

Para refrescar a memória, femtocells são estações de base celulares minúsculas e de baixa potência, semelhantes aos pontos de acesso de Wi-Fi. Podem atuar como dispositivo stand-alone ou integrar gateways domésticos; e são capazes de suportar vários standards sem fio. A diferença em relação ao Wi-Fi é que as femtocells operam em freqüências autorizadas.

Do ponto de vista do usuário, instalar uma 'femto' em casa traz uma série de vantagens: mais segurança, menor consumo de bateria e, provavelmente, alta velocidade de transferência de dados e conexão de baixa latência. Em mais longo prazo, pode-se mesmo obter ligações de voz de em alta fidelidade e utilizar o celular como uma espécie de controle remoto para sistemas de entretenimento domésticos, com as 'femto' agindo como um hub que permite ao usuário transferir arquivos de música e imagem por computadores, aparelhos de TV e outros dispositivos.

É claro que, como qualquer outra tecnologia emergente, há em torno das femtocells algumas questões técnicas e comerciais ainda indefinidas. Muita gente ainda se pergunta para que, exatamente, elas servem. E, no caso das empresas, elas ainda se questionam sobre este case de negócios.

Mas, para muitos, as coisas já estão bastante claras. Femtocell é uma tecnologia de baixo custo que fornece conexão e capacidade, onde e quando ela é mais necessária. Assim, os operadores podem fornecer serviços melhores a custos inferiores, o que significa pacotes a preços competitivos. Ao contrário das grandes redes e seus custosos processos de construção, nas femtocells, o investimento do operador está diretamente ligado à demanda dos assinantes, aos contratos e à receita.

Ao empregar espectro autorizado, a qualidade da conexão fica assegurada, ao mesmo tempo em que é possível um controle eficaz das barreiras de entrada na rede. Para muitos, as femtocells têm ainda a vantagem de aumentar a vida útil de seus serviços Wi-Fi.

Saiba mais sobre o assunto no estudo "3G Home Base Stations: Femto Cells & FMC for the Masses."