WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[27/08/08]  Femtocells podem significar economia para operadoras - por Informa Telecoms & Media

O número de femtocells implementadas até o final de 2013 está estimado em mais de 40 milhões, com 22 milhões de unidades apenas naquele ano. Segundo o Informa Telecoms & Media, esta base instalada pode ajudar as operadoras a aumentar em mais de 8% o total de tráfego dos dados móveis das redes fixas, através da linha de assinante do usuário final. Para os operadores móveis isto também trará economia significativa.

O capital necessário para implementar femtocells com capacidade de suportar 22 milhões de novos pontos de acesso deve girar em torno de US$ 3,7 bilhões - 85% dos quais investidos em pontos de acesso por femtocell (FAP). O investimento com capacidade de macrocell requer investimentos de US$ 13,8 bilhões, para gerar o mesmo tráfego.

Malik Saadi, analista do Informa, no entanto, salienta que o reconhecimento destas economias depende de vários fatores: a natureza da operadora, a tecnologia de acesso móvel envolvida, o valor da proposição para o usuário final, a região-alvo e o nível de investimentos que a operadora já fez para melhorar suas redes móveis.

Esta economia poderia ser reduzida pelos custos de marketing, a promoção das FAPs e os serviços em femtocell. "Implantar femtocells requer uma boa compreensão da segmentação tanto do mercado doméstico quanto dos consumidores móveis, além de um minucioso planejamento e de campanhas de marketing bastante segmentadas, o que significa que as operadoras terão que investir uma quantidade substancial de dinheiro, caso queiram que seus serviços em femtocell adquiram popularidade", disse Saadi ao Telecoms.com.

O analista salienta ainda o fato de que as femtocells são vendidas aos clientes de maneira esporádica pelas operadoras móveis tradicionais através de seus canais. Isto pode induzir a uma enorme dispersão da implantação de femtocells em grandes áreas. Isso não apenas dificultará a gestão das FAPs e redes afins, mas - o mais importante - pode significar a incapacidade de o operador fazer qualquer economia em Capex ou Opex.

Para que as redes em femtocell substituam efetivamente a capacidade das redes macrocell, aquelas deverão ser implantadas em aglomerados populacionais, caso contrário sua execução pode trazer encargos adicionais em termos de investimento de capital e operações.