WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[18/12/09]  Primeira operação comercial de femtocell na França

A NEC Corporation acaba de implementar femtocell na operadora francesa SFR, que se torna a primeira a lançar serviços baseados nesta tecnologia naquele país. A solução fim a fim inclui um compacto ponto de acesso 3G (femtocell), que será instalado no ambiente do cliente da operadora, e o gateway femtocell, que agrega e conecta diversas femtocells à rede principal da operadora, além dos sistemas de gerenciamento para toda a solução. A instalação no ambiente do usuário envolve apenas a conexão com o roteador de banda larga e é plug & play.

Trata-se de um equipamento de baixa potência que fornecerá uma rede interna 3G dedicada para uso pessoal dos clientes. A cobertura visa aprimorar a experiência nos serviços de voz e de dados, pois sua capacidade dedicada incrementa a velocidade das taxas de dados em aparelhos portáteis e laptops habilitados para 3G. A rede femtocell também pode apoiar as operadoras a reduzirem o CAPEX (investimento em bens de capital) associado aos equipamentos das redes celulares públicas e o OPEX (despesas operacionais) da rede de backhaul.

Michel Lignon, presidente e CEO da NEC France, diz que esse foi um ano importante para evolução da tecnologia femtocell. "Estamos muito satisfeitos por estarmos envolvidos nas primeiras implementações comerciais na Europa e em outras partes do mundo. A SFR é uma das primeiras a implementar uma rede femtocell e temos visto a tecnologia mudar os modelos econômicos e de implementação para redes, além de oferecer níveis superiores de serviço aos clientes. Essa operadora saiu na frente e logo veremos a femtocell fazer parte das principais ofertas de todas as operadoras pelo mundo".

Para Richard Hanscott, vice-presidente de soluções de rede da NEC Europe, essa tecnologia apresenta uma grande evolução para as redes de telecomunicações. "As femtocells não apenas conseguem aprimorar a cobertura de voz, como também a alta velocidade e a confiabilidade que trazem vão alterar o papel dos celulares em nossas vidas", diz ele. "A NEC tem buscado novas aplicações, como a sincronização automática com a rede de computador doméstica. Isso permitirá que fotos tiradas pelo seu aparelho portátil sejam automaticamente transferidas por upload ou que músicas e vídeos transferidos por download no seu computador doméstico sejam enviados ao seu aparelho portátil quando você chegar em casa. As possibilidades que a rede femtocell pode proporcionar são inúmeras. A tecnologia possui o potencial de alterar completamente a forma como fazemos as coisas, por meio de nossos celulares", complementa Hancott.

A NEC tem quatro contratos comerciais de femtocell em vigor, tanto corporativos quanto para o usuário final, e diversos testes em andamento com operadoras em todo o mundo.

Nota: As informações foram fornecidas pela NEC