WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[07/01/09]  Femtocells aprovadas pelo 3GPP

O 3GPP aprovou as especificações de femtocells para o ambiente UMTS. As novas especificações, que receberam a terminologia de Home NodeB, foram aprovadas em dezembro passado - e consideradas consistentes o suficiente para que os fornecedores desenvolvam seus produtos. Isto significa que, este ano, poderão ser padronizadas as primeiras femtocells.

Novo relatório da Light Readings, do grupo Informa Telecoms & Media, intitulado Who Makes What: Femtocells, demonstra que já existe, vários vendors que planejam apoiar o novo padrão. Embora existam algumas questões pendentes em torno da segurança e gestão da rede que ainda não estão completas, o inexperiente mercado das tem, pela primeira vez, um "padrão pleno para o UMTS", de acordo com Simon Saunders, presidente do Femto Forum

A falta de padronização para as femtocells é a preocupação número um das operadoras, segundo levantamento recente da Heavy Reading, intitulado "Femtocell Deployment & Market Perception Study". A maioria das empresas consultadas nesta pesquisa disse que as interfaces são um grande problema para os rollouts de nível comercial. "A falta de normas é uma das duas principais barreiras à implantação", disse Gabriel Brown, analista sênior em Heavy Reading. "Este é um bom começo, mas ainda há mais a fazer em termos de interoperabilidade dos serviços testes e na definição dos casos."

Segundo Saunders, do Femto Forum, é viável que os primeiros testes de interoperabilidade estejam concluídos no final deste ano, quando diferentes fornecedores de acesso dos pontos passarão a trabalhar com outros fornecedores de gateways de gateways. "Isso pode ser feito", ele insiste.

Mas as femtocells têm outro prazo a cumprir. Em março, é preciso concluir as questões pendentes, referentes à segurança e gestão da rede. Tal como já acontece com a 4G Long-Term Evolution (LTE) padrão aceito, pelo 3GPP na mesma reunião no mês passado, alguns elementos foram agraciados com uma extensão de três meses para a finalização.
Fonte: Unstrung