WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[04/06/09]  Femtocells especificadas para WiMAX

O Femto Forum e o WiMAX Forum anunciaram cooperação conjunta durante o congresso anual mundial de WiMAX, que se realiza em Amsterdã (Holanda). A idéia é publicar uma série de especificações a fim de permitir o desenvolvimento destes pontos de acesso para redes sem fio de última geração em WiMAX. Atualmente utilizadas em redes 3G, as femtocells permitem criar mini-redes através de uma conexão banda larga em padrão IP do tipo ADSL diretamente ao domicílio dos assinantes ou escritórios de empresas. Elas se materializam sobre a forma de pequenos aparelhos plug-and-play de baixa potência que oferecem cobertura 3G localizada e uma capacidade dedicada na ligação com o assinante.

Segundo disse o Ron Resnick, presidente do WiMAX Forum, em Amsterdã, "as operadoras e a indústria do setor se voltam para a utilização de femtocélulas de forma a ampliar a cobertura de rede de WiMAX e as possibilidades de implementação. Esta tecnologia os permite também conservar a continuidade do serviço de ponta a ponta"

As especificações de femtocells ligadas ao WiMAX serão propostas através dos produtos que tragam a certificação do WiMAX Forum, para garantir a interoperabilidade entre eles. Além disso, o WiMAX Forum considera importante que suas próprias especificações sejam examinadas pelo consórcio de femtocell, de modo a criar melhores práticas ligadas à implementação destes pontos de acesso que permitem a instalação de mini-redes em WiMAX.

"As femtocells devem se transformar em ferramenta poderosa para os operadores de WiMAX. Ao aumentar significativamente o número de células numa rede sem fio, estes operadores poderão fornecer serviços e melhor qualidade. Além isso, as femtocells podem se adaptar a qualquer tipo de rede sem fio de banda larga móvel, trata-se de 3G, LTE (4G, NDLR) ou WiMAX", afirmou em Amsterdã o presidente do Femto Forum, Simon Saunders.