WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[06/05/09]  Android com femtocell: ubiqüidade

A Ubiquisys, fabricante mundial de femtocell em 3G, com sede no Reino Unido, uniu-se ao desenvolvedor de software Intrinsyc, com sede no Canadá, para criar uma interface de aplicação para a plataforma do Google, Android, que muda de acordo com a localização do usuário. O UX-Zone incorpora a presença da femtocell o que aperfeiçoa a interface de usuário padrão do Android, de forma a refletir a localização do aparelho.

Por exemplo, quando o usuário chega em casa, o telefone muda para a femtocell e o tema "Home" aparece instantaneamente na tela. O tema "Home" permite, por exemplo, o acesso, via ícones, a serviços de entretenimento em banda larga, como vídeo, rede social e rede de integração, tirando partido do baixo custo dos dados com velocidade, típicos de uma conexão femtocell. Quando o usuário sai de casa, a interface retorna ao tema normal, e os ícones para aplicações de banda larga que podem não ser adequados para a rede exterior, desaparecem. À chegada ao escritório, uma nova gama de aplicações "Enterprise" aparece, e uma nova interface "Office" é projetada especificamente para a produtividade empresarial.

O UX-Zone utiliza o sistema operacional Android que, por sua flexibilidade permite que o operador móvel defina cada experiência. A interface da Ubiquisys permite que a aplicação funcione automaticamente, sem botões para pressionar ou senhas para entrar.

"A idéia de um telefone ‘camaleão' que muda de visão e experiência em função do seu ambiente onde é usado, é ficção científica tornada realidade", disse Keith Day, VP de Marketing da Ubiquisys.

Femtocells para acesso móvel em 3G são minúsculos pontos que se conectam a um padrão de conexão de banda larga em residências e empresas. Combinam cobertura móvel em ambientes fechados com baixo custo de dados em conexões muito rápidas. Ao se chegar a um edifício com femtocell, o telefone muda automaticamente em relação à rede exterior. As operadoras móveis estudam formas de aproveitar esta combinação de dados com alta velocidade em baixo custo e presença automática para desenvolver novos serviços.

Nota: As informações foram fornecidas pela Intrinsyc