WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: E-Thesis
[12/10/09]  Femto Forum anuncia sua primeira convenção

O Femto Forum, órgão de apoio à indústria de femtocells, deu um passo importante no sentido de tornar as minúsculas estações de base prontas para implantação em larga escala pelas operadoras. Trata-se do anúncio de seu primeiro grande programa de testes de interoperabilidade. Isso irá ajudar a resolver um pré-requisito fundamental para a carriers que investe pesado nas femtos - o que lhes permite misturar e combinar vários fornecedores e, assim, atingir o consumidor de classe econômica e evitar que o lock-in da rede. O programa de testes começará com o primeiro Femto Forum UMTS PlugFest, que terá lugar em março de 2010, em cooperação com as normas européias no corpo da ETSI. A iniciativa será coordenada pelo ETSI Plugtests e envolverá testes de interoperabilidade entre gateways de redes femtos, gateways de segurança, pontos de acesso e chipsets de todos os fornecedores-chave.

Enquanto algumas operadoras, entre elas o Softbank, no Japão, e a comunidade do CDMA, olham para o SIP como o principal padrão de interoperabilidade femtocell, o foco principal para as operadoras de UMTS - pelo menos por enquanto - é a interface iuh, ratificada pelo 3GPP Release 8, que é a interface entre os pontos de acesso femto e os gateways de rede no núcleo. Isto, portanto, será o foco principal do PlugFest, juntamente com os protocolos de segurança IPsec/IKEv2, que permitem às femtos se comunicar de forma segura com redes de base, através da internet pública. Produtos compatíveis com ‘femtocell iuh' devem estar disponíveis comercialmente em num prazo igual ao do PlugFest.

O presidente do Femto Forum, Simon Saunders, comentou que o "vendor de interoperabilidade é o ingrediente chave que irá permitir às operadoras a confiança necessária para iniciar a implantação em massa das femtocells. Existem atualmente mais de 20 modelos femtocell de ponto de acesso e mais de uma dúzia de gateways de rede no mercado; e este programa vai assegurar que todos eles funcionem juntos, harmoniosamente. O fórum conta hoje com 117 membros, incluindo as operadoras com mais de 1,4 bilhão de assinantes móveis".

Outra que estimula a dinâmica das femtocells é a Qualcomm, cujos co-fundador, Irwin Jacobs, e o atual CEO, Paul Jacobs, atuaram no papel de pai e filho no show da semana passada do CTIA Wireless, como participantes distintos e complementares de um discurso comum. Os dois alegaram que a indústria atingiu os limites do que pode fazer para o uso eficiente do espectro e a próxima prioridade tem de ser a de tornar as redes muito mais densas.
Fonte: Rethink Wireless