WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: e-Thesis
[16/02/10]  Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media

A tecnologia de femtocell experimenta os primeiros sinais de maturidade, com várias operadoras em vias de implantar esta tecnologia que utiliza uma variedade de modelos de negócios. De acordo com relatório do Informa Telecoms & Media divulgado durante o MWC2010, em Barcelona, atualmente existem 12 autorizações de serviços em femtocell, incluindo nove lançamentos comerciais e diversos estudos em andamento, enquanto testes completos avançam para planos de implantação junto a várias operadoras móveis. Este cenário contrasta com os oito compromissos de serviços com femtocell e os seis lançamentos comerciais reportados em novembro de 2009.

O Informa T&M estima que o mercado de femtocell experimente crescimento significativo ao longo dos próximos anos, chegando perto de 49 milhões de pontos de acesso (FAP) no mercado global, em 2014, e com 114 milhões de usuários móveis com acesso a redes móveis através femtocells no período. Um crescimento saudável é esperado durante todo o período das previsões, quando as vendas de femtocell devem atingir, sozinhas, 25 milhões de unidades.

"O mercado de femtocell passa por rápido crescimento em todo o mundo, com a Ásia, América do Norte e Europa já com múltiplas implementações. A demanda global das operadoras por femtocells é incontestável. A razão para isso é simples - as femtocells permitem às operadoras oferecer cobertura a nível interno, criando melhor experiência de usuário - o quê não seria economicamente viável com atualizações de rede tradicionais", disse Dimitris Mavrakis, analista sênior do Informa Telecoms & Media.

Como resultado do crescente compromisso das operadoras com a tecnologia, todos os fornecedores de equipamentos classe 1 estão empenhados em apoiar padrões abertos e trabalhando ativamente na integração de gateways femtocell em suas soluções. Esta é uma prova clara do potencial de percepção do mercado. Houve também avanços na área marcos regulatórios no mundo inteiro. Exemplos notáveis incluem a flexibilização das normas para instalações de femtocell no Japão e o suporte para femtocells para apoiar a capacidade de banda larga móvel pelo presidente da FCC, Julius Genachowski, nos EUA.

A expansão da indústria de femtocell se reflete no número crescente de membros do Femto Forum, associação da indústria de femtocell, que agora congrega 82 fornecedores e 55 operadoras de telefonia móvel, que representam 1,4 bilhão de assinantes móveis no mundo inteiro, através de múltiplas tecnologias sem fio (WiMAX, UMTS e CDMA) e 27% do total de assinantes móveis no mundo inteiro.

No quarto trimestre do ano passado, a operadora francesa SFR, a portuguesa Optimus e a chinesa China Unicom lançaram comercialmente serviços com femtocell. A KDDI, que fornece serviços gratuitos no Japão e na França também está comprometida com a tecnologia. Além disso, a Vodafone relançou a sua oferta femtocell sob a "Sure Signal" que tem obtido sucesso considerável no Reino Unido. Para estar à frente nos serviços com femtocell no mercado europeu, a Vodafone rebatizou o serviço para apresentar uma proposta mais clara para os usuários finais, eliminando deadspots da cobertura indoor para ganhar diferencial de qualidade.