WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: O Globo
[14/02/11]  Antena cúbica lightRadio fará desaparecer torres e mastros móveis de celular - por Carlos Alberto Teixeira

RIO. A Alcatel-Lucent, em parceria com outras indústrias, desenvolveu o LightRadio, um novo sistema que vai reduzir drasticamente a dependência da indústria móvel de mastros e estações rádio-base.

Essa dependência estava a ponto de levar as comunicações móveis a um impasse, mas, com a nova tecnologia, desaparecerão muitos dos limites referentes a redes móveis, o que ajudará a implementar uma cobertura mundial de acesso móvel à internet em banda larga.

A tecnologia lightRadio diminui a pegada de carbono das redes móveis em mais de 50% e reduz o custo total de propriedade dos operadores móveis no mesmo percentual. Além disso, o alcance da rede móvel de banca larga aumenta substancialmente, já que são usadas pequenas antenas em um número maior de locais.

A lightRadio diminui o tumulto de antenas nas áreas urbanas, permitindo aglutinar 2G, 3G e sistemas LTE (4G) em uma poderosa antena pioneira fabricada pela Bell Labs, que pode ser colocada em postes, laterais de prédios ou em qualquer local onde haja alimentação elétrica e uma conexão de banda larga.

A antena lightRadio é um pequeno cubo, que pode ser montado em módulos tal como o brinquedo Lego. Tanto seu custo quando seu consumo elétrico são dramaticamente menores do que os das antenas atuais.

A inovação vem num momento bastante propício, em que cresce a demanda de redes móveis 3G e 4G envolvendo a adoção em massa de serviços de TV wireless e outras formas de conteúdo de banda larga. Para suprir essa demanda tecnológica e servir tais redes e dispositivos no mercado, estima-se que haverá um investimento de mais de US$ 135 bilhões nos próximos sete anos.

A Alcatel-Lucent anunciou as especificações técnicas e a data de lançamento do lightRadio? em um evento de indústria em Londres há poucos dias. O dispositivo estará disponível para testes ainda em 2011 e entrará no mercado em 2012.

Segundo a Bell Labs, em 2013 serão feitos mais de 21,6 bilhões de aplicativos móveis. E até 2015 haverá 18 vezes mais smartphones do que hoje, o tráfego wireless será 30 vezes maior e o uso de smartphones por quilômetro quadrado será 32 vezes maior do que o atual.

O site oficial da tecnologia traz mais informações sobre o sistema: www.alcatel-lucent.com/lightradio