WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital - Cobertura Especial FUTURECOM 2012
[10/10/12]  Alcatel-Lucent volta ao mercado móvel com 4G e aposta em small cells - por Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz

Depois de ficar de fora do mercado 3G no Brasil, a Alcatel-Lucent retorna a sua posição no mercado Wireless com a chegada do 4G no país. A empresa, que já foi contratada pela Oi, está atenta a novas oportunidades na Vivo, aguarda também o posicionamento da TIM - a última tele a definir seus fornecedores, revela em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, o presidente da empresa no Brasil, Jônio Foigel.

Para atender o 4G, o investimento inicial da fabricante, diz ainda Foigel, ficou em R$ 10 milhões, aportados na capacitação de pessoal e na definição do fornecedor terceirizado que será responsável pela produção local dos equipamentos. O atendimento da exigência por tecnologia nacional ficará, segundo ele, para a segunda fase do projeto 4G. "O ecossistema vai se ajustar e definir como será essa produção de conhecimento local", detalha.

Foigel ressalta ainda a importância do IPTV nos negócios da empresa em 2012. A Alcatel-Lucent fechou contrato com a Oi. "Queremos novos contratos nessa área', diz. A Alcatel-Lucent também anunciou a assinatura de um contrato de rede de cabo submarino com a Seaborn Networks, que interligará Nova York, nos EUA, a São Paulo, no Brasil, numa infraestrutura om 10.400 km. Segundo a companhia, outros três contratos semelhantes estão sendo negociados na América Latina.

As antenas de pequeno porte para ampliar a cobertura 4G também estão na mira da Alcatel-Lucent. "Esperamos a regulamentação pela Anatel num prazo rápido para aumentar a capilaridade das redes",reforça o executivo. Depois de um 2011 com poucas aquisições por parte das teles, 2012 se mostra bem melhor e há uma grande expectativa para 2013. Assista a entrevista do presidente da Alcatel-Lucent do Brasil, Jônio Foigel.