WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital - Cobertura Especial FUTURECOM 2012
[10/10/12]  Tellabs investe em small cells e backhaul móvel LTE - por Ana Paula Lobo

As teles móveis vivem um momento de migração de arquitetura - onde sai de cena o controlador de radio base e entra o tráfego 100% IP, onde a inteligência é transferida para o núcleo da rede (backhaul) - e é nesta mudança que a Tellabs quer fincar presença como provedora de serviços e infraestrutura.

"A mudança para o 4G determina que o tráfego será 100% IP. Isso vai requisitar mais segurança e sincronismo na passagem dos dados, mesmo sabendo que por muito tempo, as redes 2G, 3G e 4G vão conviver na América Latina", declara Alberto Barriento, vice-presidente da companhia para a América Latina.

Na aposta de oferecer o suporte na busca do gerenciamento dessa 'inteligência', a Tellabs está trazendo para o mercado nacional a sua solução de backhaul móvel LTE. Para o Futurecom, as small cells - que vão ampliar a cobertura do LTE - são o foco. A companhia trará um protótipo - que será lançado comercialmente em 2013.

"Esse é um mercado em expansão e que tende a crescer muito na região", sustenta Barriento. Sobre fabricação local - com o regime especial de desoneração para produtos de banda larga - o executivo foi cauteloso. "Não descartamos, mas precisa existir demanda. Custo do hardware é importante, mas o nosso foco é agregar serviços para o gerenciamento de diversos sites", diz.

Barriento frisa que a realidade latino-americana é bastante complexa para as teles. Estudo mostra que, em 2013, 64% dos sites vão compartilhar infraestruturas 2G, 3G e 4G e 49% ainda vão ser em rede TDM((Time Division Multiplex). Indagado sobre planos de crescimento, o vice-presidente da Tellabs destacou que Brasil, México e África do Sul são grandes apostas. Hoje, a América Latina representa 18% da receita global da companhia - US$ 1,286 bilhão, em 2011.