WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[14/12/13]  TIM pede desoneração além das femtocells - por Ana Paula Lobo

Em encontro com a imprensa nesta quarta-feira, 04/12, o presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, ao ser questionado sobre o trabalho que as teles móveis vão ter para apresentar um bom trabalho durante a Copa do Mundo no país, disse que há questões importantes para serem resolvidas, além dos investimentos das próprias operadoras.

A primeira delas, salienta, é que os estádios permitam o trabalho das operadoras com mais tempo. "Recebemos os estádios uma semana antes da Copa das Confederações. As teles atuaram em conjunto e fizeram o possível. Foi uma correria. Para a Copa, precisamos de mais tempo para trabalhar. Ter as salas liberadas mais cedo. Fazer um planejamento eficiente. Testar tudo com tempo", disse.

Outra questão importante é o uso das pequenas antenas - as micro, pico e pequenas antenas - que ficaram fora da desoneração do FISTEL feita pela Anatel, que contemplou apenas as femtocells com até 1Watts. "Foi um passo muito importante da Anatel, mas precisamos de mais. As femtocells são para o usuário doméstico e para empresas. Elas não servem para os estádios ou para os lugares de maior concentração", garantiu Abreu.

"Precisamos que as antenas de 2 W e 3W sejam liberadas, sem o pagamento do Fistel. Não entendo como uma antena de 2 Watts pague o mesmo Fistel de uma antena de 80 Watts. Se continuar assim, teremos problemas para atender aos anseios de quem vai ao estádio", completou. Apesar de cobrar uma ação mais efetiva da Anatel com relação ao Fistel das antenas - um custo aproximado de R$ 2 mil somente na instalação delas, depois há a taxa de manutenção anual - Abreu diz que será inevitável reclamações durante a Copa do Mundo.

"Em Londres -a primeira Olimpíada com as redes sociais e um maior consumo de dados - houve muita reclamação. Não tem jeito. A forte demanda implicará desgaste. Podemos fazer muito para minimizar esses problemas, mas não dá para garantir que não haverá problemas. Eles vão acontecer. É sempre assim em grandes eventos com a telefonia móvel em qualquer lugar do mundo", sinalizou Abreu. O presidente da TIM Brasil revelou ainda que, apenas em 2013, os investimentos da tele em infraestrutura vão ficar em R$ 3,3 bilhões. E esse montante já está garantido para os próximos três anos.