WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[30/07/13]  Qualcomm e Alcatel-Lucent se unem por small cells

A Alcatel-Lucent e a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM), anunciaram nesta terça-feira, 30/07, um plano para colaborar no desenvolvimento de estações-base de small cells que aumentem a capacidade das redes 3G, 4G e Wi-Fi, melhorando a conectividade sem fio em ambientes residenciais e corporativos. Objetivo da aliança é melhorar a recepção de rede sem fio em ambientes como áreas urbanas, shoppings e outros locais corporativos.

Com a crescente popularidade dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis que usam aplicativos de jogos e vídeos de alta largura de banda, as operadoras e os prestadores de serviços de rede sem fio estão enxergando nas small cells uma maneira econômica de atender à cada vez maior demanda por capacidade de dados móveis e por cobertura de rede de dados.

Para facilitar essa aceleração, as duas empresas planejam investir conjuntamente em um programa estratégico de pesquisa e desenvolvimento para elaborar a próxima geração de produtos small cell Alcatel-Lucent lightRadio™, que contarão com a família de chipsets de small cells FSM9900, da Qualcomm Technologies. O investimento seria dividido entre a Alcatel-Lucent e a Qualcomm Technologies.

A respeito da colaboração, Michel Combes, CEO da Alcatel-Lucent comenta que “esta iniciativa ilustra perfeitamente o Plano de Mudança (Shift Plan) anunciado no mês passado, que consiste no foco da Alcatel-Lucent em tecnologias de crescimento, inclusive aquelas que facilitam o acesso à ultra banda larga. Também dissemos que buscamos ativamente colaborar com as principais empresas do segmento de mercado".

“As small cells aumentam drasticamente a proximidade entre rede e usuário, permitindo que as operadoras façam uso do aguardado crescimento 1000 vezes maior no tráfego de dados móveis e melhorem drasticamente a experiência para os assinantes sem fio”, conta o Dr. Paul E. Jacobs, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated.