WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[12/11/13]  Anatel vai reavaliar a adoção das small cells - por Ana Paula Lobo

O mercado fornecedor de infraestrutura e as operadora de Telecom receberam um alento da Anatel. O conselheiro da agência, Marcelo Bechara, ao participar nesta terça-feira, 12/11, do evento Tablets & Smartphones 2013, realizado pelo Forum de Inovação da FGV, na garantiu que as small cells não estão fora do radar imediato da agência reguladora.

"Priorizamos as femtocells para fomentarmos o uso delas e liberarmos a cobrança do Fistel. Mas sabemos que há outras pequenas antenas. Não vamos perder o assunto da nossa visão", garantiu. Por sua vez, o diretor de Planejamento e Rede da Telefônica/Vivo, Leonardo Capdeville, disse que não há 'uma bala de prata' para resolver a questão da cobertura e da capilaridade da infraestrutura.

"Vamos usar wi-fi, femtocells, e antenas convencionais, que são essenciais e não podemos perder isso de vez", ponderou. "Precisamos entender que o uso da small cell é um assunto novo no mundo. E somente, agora por exemplo aparecem os software que permitem o underlay e overlay das redes. Há muito por caminhar. As femtocells sem o Fistel já será um grande avanço. Nós na Vivo vamos fazer os pilotos para testarmos onde vamos usar. Mas precisamos deixar claro: as small cells vão melhorar a qualidade da voz, que fica prejudicada nos ambientes internos com as interferências de sinal", acrescentou.

O diretor de mobilidade da Oi, Roberto Guenzburger, concordou. "As femtocells vão melhorar a cobertura interna. No Brasil, elas foram consideradas equipamentos de telecomunicação. Nos Estados Unidos, elas são vendidas em supermercados e instaladas pelos próprios usuários. São modelos diferentes. A Oi também terá os seus pilotos para ver o melhor uso da nova antena", ressaltou.