WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Small Cells / Femtocells  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[26/02/14]  MWC: TIM fecha acordo com Alcatel-Lucent e vai instalar milhares de femtocells nas empresas brasileiras

Barcelona- A TIM e a Alcatel Lucent anunciaram hoje, 26, no Mobile World Congress (MWC), o primeiro grande contrato de femtocells (pequenas estações radiobase, de baixa potência), que serão usadas para suportar o tráfego de dados dos clientes empresariais da operadora. Conforme as projeções da TIM, este ano deverá haver um crescimento de 2,5 vezes no tráfego de dados. “Vamos espalhar milhares de femtocells pelo Brasil, para suportar as comunicações de dados de nossos clientes”, afirmou Marco Di Costanzo, diretor de Rede Móvel da TIM Brasil. Esta solução será usada na rede 3G da operadora.

A TIM está construindo uma rede heterogênea, de multicamadas, com macro estações radiobase, femtocells e as picocells. Os equipamentos serão instalados pela operadora – sem custo nenhum para o cliente- dentro de suas próprias estruturas. São três tipos de estações, a depender do porte da empresa: com capacidade de oito acessos simultâneos; 16 e até 32 usuários ao mesmo tempo. Conforme o presidente da fabricante, Javier Falcon, mais de 60% do tráfego mundial é gerado nos ambientes internos. Na TIM Brasil, completou Costanzo, 70% dos dados e 55% da voz são gerados em locais fechados.

Segundo Di Constanzo, a TIM escolheu esta tecnologia porque é mais apropriada para a cobertura indoor e para resolver problemas de pontos de sombra em grandes cidades. Ele disse que hoje, no mundo, existem sete milhões de pequenas estações instaladas e 6 milhões delas são femtocells, ao invés das estações tradicionais. As femtocells têm um gateway para o transporte de dados, muito apropriado para ficar entre paredes internas. Mas a TIM pretende também usá-las em áreas externas com problemas de cobertura.

Hoje, no mundo, 60% das femto estão presentes no mercado norte-americano, 30% na Ásia e 10% na Europa.

América Latina

Na região, o mercado de femto começou a ficar mais aquecido para Alcatel-Lucent a partir do do segundo semestre do ano passado. Conforme Esteban Diazgranados, diretor de Soluções Wireless para a América do Sul, a empresa já fechou 12 contratos de femtocell (incluindo este da TIM) em sete países diferentes. “No Brasil, afirmou, três das quatro redes terão equipamentos Alcatel Lucent“.

Evolução

Segundo Falcon, a Alcatel Lucent ainda não pensa em trazer a produção desses equipamentos para o Brasil, pois depende de escala. Mas ressaltou que as femtocells continuam a ser estratégicas para a empresa.A Alcatel Lucent vai licenciar sua tecnologia para outros fabricantes no segmento residencial.

E a empresa já prevê a evolução destas estações. Na parceria que firmou com a Qualcomm, para o desenvolvimento futuro de small cells, está prevista a estação multiband, com 3G, LTE e WiFi juntos.

A jornalista viaja a convite da Alcatel-Lucent